BIOGRAFIA

Rosie Mankato é uma excêntrica produtora musical nascida em Curitiba. Após encerrar as atividades do projeto "Rosie and Me", Rosie se isolou num casarão tropeiro, onde funciona seu atual estúdio, para experimentar com sons orgânicos e eletrônicos.

 

O resultado do experimento são composições melodiosas, carregadas de emoção, que combinam pads suaves com uma base sólida de instrumentos orgânicos. A voz de Rosie, que já foi descrita como andrógina, rasgada e aveludada, é explorada em backings que flutuam pelas músicas, criando uma atmosfera de encantamento, como um sonho lúcido. O som é inspirado por "desenhos dos anos 40 e coisas que não podemos mudar".

 

O EP de estréia, Palomino, é uma compilação de faixas que foram gravadas e regravadas inúmeras vezes, num período de dez anos, e refletem a busca de Rosie por sua verdadeira voz e estilo. Assista gravações exclusivas no canal dela do Youtube e inscreva-se no mailling list para receber novos lançamentos.

CURIOSIDADES

Oi, pessoa da internet! Rosie escrevendo aqui. Biografias convencionais podem ficar um pouco chatas, então achei legal juntar alguns fatos pra que você possa me conhecer um pouquinho melhor:

 

- Sou graduada em "Luteria"  (você provavelmente já ouviu falar em luthiers de instrumentos). Isso significa que eu construo guitarras e baixos elétricos do zero. Isso é legal porque me permite usar sons especiais nas minhas gravações. Eu amo construir coisas.

 

- Me envolvi com música quando era bem novinha. Com 11 anos, fui convidada pra tocar pra umas 500 pessoas num show de talentos da escola. No dia da apresentação, tive uma crise de nervos e todo o negócio foi um desastre total. Meus cambitos e minha voz nunca tremeram tanto. Depois desse dia, as crianças mais velhas começaram a mexer comigo nos intervalos dizendo que eu tinha uma voz "muito masculina".

 

- Aprendi que não era bem assim e hoje tento tirar o melhor possível da minha voz.

 

- Morei em Wisconsin por um tempo. Música country é uma coisa que tá bem enraizada em mim (sempre vai ter um toque country escondido).

 

- Produzo e gravo a maioria das minhas músicas.

 

- Meu trabalho de "adulto normal" é compor trilhas sonoras.

 

- Tenho loucura por RuPaul's Drag Race.

 

- Meu desenho da Disney preferido é "Bela Adormecida" e meu videogame preferido é "Sunset Riders", da Nintendo.

 

- A gente tá vivendo um período político horrendo e é natural que as pessoas me cobrem um posicionamento. Posso dizer que desprezo toda manifestação que alimente ódio e polarização de qualquer tipo. Existem grupos e interesses  que estão acima da democracia. Toda vez que nos dividimos, fortalecemos essa minoria e nos enfraquecemos como coletividade. Conscientizar pessoas próximas da gente sobre isso é importante e demanda tolerância e paciência.

 

- Fique à vontade pra me mandar um oi qualquer hora :)

 

 

ver em português (br) / english

Photo by Raysa Fontana